O Twitter vai passar a exigir que os utilizadores tenham conta na plataforma para visualizar os tweets. Quem tentar visualizar o conteúdo na plataforma terá de se inscrever ou entrar numa conta existente.
Corpo do artigo
Elon Musk disse que esta é uma "medida de emergência temporária". "Estávamos a ter tantos dados roubados que era um serviço degradante para utilizadores normais!", escrever o dono do Twitter, acrescentando que centenas de organizações de Inteligência Artificial (IA) estavam a recolher dados do Twitter de forma "extremamente agressiva", afetando a experiência do utilizador.
Musk garantiu que este recurso "será desbloqueado em breve". "Quase todas as empresas que usam IA, desde startups até algumas das maiores corporações da Terra, recolhem grandes quantidades de dados", escreveu.
Musk já tinha expressado descontentamento com empresas de IA como a OpenAI, proprietária do ChatGPT, que usam os dados do Twitter para treinar os seus grandes modelos de linguagem. "Nós tomaremos medidas legais contra aqueles que roubaram os nossos dados e esperamos vê-los no tribunal, que é (otimista) daqui a 2 a 3 anos", continuou.
O empresário bloqueou o acesso da OpenAI ao Twitter em dezembro porque sentia que a empresa não estava a pagar o suficiente para licenciar os dados da plataforma, de acordo com o "The New York Times". A OpenAI estava a pagar cerca de dois milhões de dólares (cerca de 1,8 milhões de euros) por ano para recolher os dados do Twitter.