Uma criança de dois anos foi internada numa Unidade de Cuidados Intensivos com vários problemas de saúde que os médicos suspeitam estarem ligados a uma dieta vegana seguida pelos pais.
Corpo do artigo
Quando a menina chegou ao Istituto Giannina Gaslini, em Génova, Itália, esta semana, o seu estado era grave: insuficiência de vitamina B12, baixo nível de hemoglobina, peso abaixo da média para a sua idade, movimentos muito lentos e pouca capacidade de reação.
Depois de vários dias de cuidados intensivos, a menina recuperou e foi transferida para uma enfermaria pediátrica, onde continua os tratamentos.
A equipa médica está despistar as causas que levaram àquele quadro clínico, mas, segundo a Imprensa italiana, suspeita-se que a rigorosa dieta vegana que os pais seguiam seja a explicação.
A menina foi amamentada com o leite da mãe, vegana, tendo depois passado para uma alimentação que exclui qualquer tipo de proteína animal.
Os veganos rejeitam usar tudo o que seja resultado da exploração e crueldade com os animais não apenas na alimentação, mas também no vestuário.
Os serviços sociais italianos foram notificados, mas, até ao momento, os pais não são suspeitos de maus-tratos nem de negligência.