Um grupo de mercenários sul-africanos está na Líbia a proteger Saif al-Islam, um dos filhos de Muammar Kadafi. A informação foi noticiada esta sexta-feira pelo jornal sul-africano "Beeld".
Corpo do artigo
Saif al-Islam, que Kadafi tinha designado como sucessor, fugiu de Tripoli com o pai e um irmão, Mouatassim, quando os rebeldes assumiram o controlo da capital e refugiaram-se em Sirte.
O antigo líder líbio e Mouatassim foram mortos, mas Saif al-Islam ainda não foi apanhado pelas tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT), que dirige a Líbia.
Segundo um responsável tuaregue, o filho de Kadafi estaria na passada terça-feira próximo da fronteira com o Níger.
Um outro jornal sul-africano, "Rapport", já tinha noticiado no domingo passado que 19 mercenários sul-africanos tinham sido recrutados por uma ou várias empresas da África do Sul ligadas a Kadafi para participar na protecção do coronel e dos colaboradores mais próximos.
O jornal "Beeld" referiu que estão posicionados aviões em Joanesburgo, África do Sul e Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, para transportarem os mercenários e eventualmente Saif al-Islam, logo que a situação o permita.
Os mercenários sul-africanos terão igualmente ajudado a mulher e três filhos de Kadafi a fugir do país, noticiou o "Beeld".
Segundo a agência noticiosa francesa France Press, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sul-africano não quis comentar as informações.