Um microfone escondido foi encontrado no gabinete do embaixador do Equador no Reino Unido, revelou, esta quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros equatoriano, Ricardo Patino.
Corpo do artigo
O dispositivo de vigilância foi encontrado durante uma revista de segurança ao gabinete, quando se preparava a visita do ministro à embaixada em Londres.
Patino esteve na embaixada no Reino Unido a 16 de junho para conversar com o fundador da WikiLeaks, Julian Assange, que reside há mais de um ano naquele espaço.
"Lamentamos dizê-lo, mas esta é mais uma demonstração da perda de ética a nível internacional, no relacionamento entre Governos", afirmou o ministro equatoriano.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico recusou comentar a revelação e o gabinete do primeiro-ministro David Cameron afirmou que não comenta assuntos de segurança.
Julian Assange vive no interior da embaixada do Equador há mais de um ano para evitar a extradição para a Suécia, onde enfrenta uma acusação de violação de duas mulheres.
Assange teme ser extraditado para os EUA, caso seja levado para a Suécia, devido à revelação de documentos confidenciais norte-americanos.
A WikiLeaks está a tentar ajudar Snowden, o ex-espião americano, que deu origem ao escândalo sobre a vigilância de comunicações por parte dos EUA.