Um migrante bloqueado na fronteira da Grécia com a Macedónia ficou ligeiramente ferido e foi hospitalizado, esta terça-feira, depois de se ter tentado imolar pelo fogo diante da sua tenda no campo de Idomeni.
Corpo do artigo
O homem, cuja nacionalidade não foi revelada, molhou-se com gasolina e as suas roupas inflamaram-se rapidamente antes de ser socorrido por outros migrantes e transferido numa ambulância estacionada à entrada do campo, constatou um repórter fotográfico da agência France Presse.
O migrante foi transportado para o hospital de Kilkis, cidade próxima de Idomeni, e tem ferimentos ligeiros, segundo as primeiras informações da polícia.
Na segunda-feira, um outro migrante ameaçou regar-se com gasolina, mas os seus vizinhos conseguiram dissuadi-lo, de acordo com uma fonte policial.
Mais de 13 mil migrantes encontram-se bloqueados em Idomeni, segundo números oficiais gregos. Os migrantes recusam abandonar o local apesar da fronteira entre a Grécia e a Macedónia ter sido encerrada a 7 de março.
Na sexta-feira foi concluído um acordo entre a União Europeia e a Turquia que confirma o fecho das fronteiras dos países na designada "rota dos Balcãs", utilizada pelos migrantes para chegarem aos países do norte da Europa.
O acordo prevê o reenvio dos migrantes, incluindo dos requerentes de asilo, para a Turquia, de onde chega a maioria dos migrantes às ilhas gregas, principal porta de entrada na Europa.
Os migrantes em Idomeni manifestam-se quase diariamente na via-férrea fronteiriça, exigindo a abertura da fronteira para prosseguirem viagem.