Um turista soterrado por uma avalanche no norte da Noruega foi resgatado com vida num resgate "milagroso", esta quarta-feira, depois de ter passado sete horas preso sob a neve, de acordo com os meios de comunicação locais.
Corpo do artigo
Descrito como tendo entre 40 e 50 anos, o homem foi encontrado consciente sob cerca de 1,5 metros de neve pouco depois da meia-noite, no município de Lyngen. Passou depois quase sete horas numa bolsa de ar, de onde conseguiu chamar a polícia.
"As pessoas que sobrevivem a uma avalanche geralmente sufocam em 10 minutos" se ficarem soterradas pela neve, disse Audun Hetland, investigador de avalanches da Universidade de Tromso, ao jornal "iTromso". "Alguns sobrevivem mais. Mas sete horas é quase único na História".
Kristian Midtgard, um treinador de cães que encontrou o homem com o seu cão Whiskey, disse à "TV2" que "foi muito surpreendente que ainda estivesse vivo". "Todas as estatísticas e experiências dizem que isto não é possível quando se está enterrado durante tanto tempo", disse.
O presidente da Câmara de Lyngen, Erik Larsen, citado pela emissora pública "NRK", considerou o resgate "um milagre".
O homem fazia parte de um grupo de três turistas estrangeiros, cuja nacionalidade não foi revelada, numa excursão de esqui numa região onde as autoridades alertaram que havia um elevado risco de avalanches.
Outro membro do trio foi também apanhado pela neve e levado para as águas de um fiorde abaixo. Conseguiu desembarcar e entrar em contacto com as autoridades. Por outro lado, continua a operação de busca por uma mulher que continua desaparecida.