Milhares de pessoas reuniram-se, no sábado, na Cidade do México para assistir ao desfile do Dia dos Mortos, uma das celebrações mais significativas para os mexicanos.
Corpo do artigo
Dezenas de dançarinos desfilaram pelo Paseo de la Reforma, uma das avenidas mais importantes da capital, vestidos de esqueletos ou com máscaras de caveira. Também foram observadas figuras coloridas de caveiras vestidas com trajes típicos mexicanos ao ritmo de música tradicional.
O Dia dos Mortos, celebrado a 2 de novembro, é uma das festividades mais importantes do México. Nessa data, milhares de famílias colocam altares para lembrar os que já morreram nas suas casas ou nos cemitérios. Neles, colocam o retrato do falecido ao lado das comidas e bebidas que mais gostava, além de velas, água e uma típica flor chamada calêndula amarela.
A celebração foi imortalizada no início do século XX pelo litógrafo e caricaturista José Guadalupe Posada, criador das icónicas imagens de esqueletos que adornam a festa. Mais tarde, o filme "Coco", dos estúdios Disney e no qual é encenado o Dia dos Mortos, tornou a celebração ainda mais famosa em todo o m«Mundo.