O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, disse hoje que quer ir em breve a Berlim, sede do governo alemão, e a Frankfurt, sede do Banco Central Europeu, para explicar a posição do governo grego sobre a dívida.
Corpo do artigo
"Estou desejoso de ir a Berlim (...), a Madrid, a Frankfurt", disse Varoufakis numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo francês, Michel Sapin, em Paris.
"Claro que irei a Berlin" para um encontro com o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, disse noutra fase da conferência de imprensa, precisando que essa visita "é essencial" dada a importância da Alemanha na Europa.
O ministro grego não deu pormenores sobre os próximos prazos financeiros da Grécia, mas manifestou a vontade de chegar a "um acordo global" sobre o seu país até ao final de maio.
"Daqui até lá não vamos pedir novos empréstimos", disse.
Nomeado e empossado na terça-feira, na sequência da vitória do partido anti-austeridade de esquerda Syriza, Varoufakis iniciou hoje em Paris uma primeira viagem ao estrangeiro que o vai levar ainda a Roma e Londres.