O ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Rangel está esta sexta-feira em Kiev, capital da Ucrânia, em visita oficial.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado na quinta-feira à noite, lê-se que Paulo Rangel está hoje em Kiev em visita oficial, sem adiantar pormenores da agenda por razões de segurança.
Em declarações ao jornalistas portugueses, Paulo Rangel manifestou-se “extremamente cauteloso” quanto à possibilidade de a Rússia aceitar a proposta de cessar-fogo com a Ucrânia, após declarações do presidente russo, Vladimir Putin.
“Estou extremamente cauteloso, não estou nada seguro de que a Federação Russa vá aceitar o cessar-fogo”, declarou, em Kiev.
A Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022, depois de a Crimeia ter sido ocupada em 2014, está nesta altura num processo de negociação com vista a alcançar a paz de forma duradoura.
O presidente norte-americano Donald Trump, que quer chegar a um acordo rápido para pôr fim à guerra, propôs um cessar-fogo de 30 dias, que foi aceite pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, mas considerado precipitado por Moscovo para já.
O presidente russo Vladimir Putin disse que apoia uma trégua, mas apontando que certas "questões importantes" devem ser resolvidas.