Uma cápsula do tempo datada de 1820, que parecia vazia quando aberta numa cerimónia muito aguardada na academia militar de West Point, nos EUA, continha, afinal, moedas e uma medalha.
Corpo do artigo
A caixa de chumbo cinzenta, com 30 centímetros de comprimento, 30 de largura e 33 de altura, foi aberta numa sala de cadetes e e perante uma audiência ao vivo, mas parecia não conter nada além de sedimentos, segundo a BBC. A caixa havia sido encontrada alguns meses antes, durante a restauração de uma estátua de bronze de Thaddeus Kosciuszko, um célebre herói de guerra. Foi descoberta debaixo da face de mármore do monumento.
Depois do anti-clímax do evento, um exame mais aprofundado e uma análise cuidadosa revelaram uma medalha e seis moedas muito antigas. O arqueólogo de West Point, Paul Hudson, usou uma picareta de madeira e uma escova para vasculhar cuidadosamente o sedimento dentro da caixa. “Em pouco tempo, vejam só, a borda de uma moeda aparece”, disse, em declarações à Associated Press. "E eu pensei, bem, tudo bem. Isto é alguma coisa, é um começo."
As moedas foram cunhadas entre os anos 1795 e 1828 com valores que variam de um centavo a um dólar. A caixa também continha uma medalha que celebra a conclusão do Canal Erie em 1825. O canal foi construído em oito anos e ligava o Rio Hudson, em Nova Iorque, aos Grandes Lagos.