Duas pessoas morreram e várias estão em estado crítico depois de, no Japão, comerem os tradicionais bolinhos de arroz, também chamados de "mochi", que fazem parte das celebrações de Ano Novo.
Corpo do artigo
Segundo o "Japan Today", dois homens, um de 50 anos e outro de 80, morreram depois de sufocarem ao comerem os bolinhos de arroz. Estão ainda confirmadas 13 pessoas hospitalizadas com idades entre os 55 e os 90 anos pelos mesmos motivos.
As autoridades japonesas alertam para o cuidado de mastigar sempre muito bem o alimento e, se mesmo assim não for possível engolir, afirmam que se deve cortá-lo em pedaços pequenos. Para isso, criaram um site com procedimentos de segurança, números de emergência e estatísticas sobre casos de sufocamento por ingestão de "mochi".
Por ano, esse mesmo site afirma que são cerca de 100 pessoas - principalmente, idosos com mais de 65 anos - que têm de ser transportadas de emergência para o hospital por sufocarem com os bolinhos.
Como são feitos os "mochi"?
O arroz é cozido, depois socado e amassado, formando uma pasta pegajosa de arroz, que permite moldar os bolinhos, que, de seguida, são assados ou fritos.
O Ano Novo é, geralmente, celebrado no Japão, comendo uma sopa de vegetais, onde são aquecidos os "mochi". Como ficam fofos, mas pegajosos, os bolinhos são difíceis de mastigar e podem ficar colados na garganta e sufocar.
O facto de os bolinhos serem difíceis de mastigar torna as crianças e os idosos nos "alvos" principais deste doce.