Andrés García-Carro entrou no mundo da moda de forma inesperada há três anos. Poderia ser só mais um modelo masculino, mas estamos perante um avô de 91 anos, de cabelo loiro e pele bronzeada, que está a mudar o paradigma do mercado e coleciona já trabalhos com grandes marcas como a Adidas e a Zara.
Corpo do artigo
Foi através da lente da neta Celine van Heel que Andrés García-Carro, também conhecido entre "nuestros hermanos" como "O Rei de Espanha", se tornou num dos modelos mais velhos a trabalhar na Europa. Durante a pandemia da covid-19, o avô e a neta partilharam casa e com isso veio também a descoberta da paixão mútua pela fotografia e pela moda.
"Ele sabe como posar. Acho que nasceu a saber posar", disse a neta numa chamada telefónica com a CNN internacional, a partir das Ilhas Canárias onde ela e o avô estavam a fotografar uma nova campanha, ainda por lançar. "Pode pôr-se-lhe qualquer coisa e ele fica fantástico."
No portfólio da curta carreira, Andrés coleciona campanhas com marcas como a Adidas, Zara, Pull and Bear e Schott NYC. Mas nos dias que correm não há sucesso que não passe também pelas redes socias, onde o espanhol contabiliza mais de 44 mil seguidores na conta do Instagram, intitulada de "thespanishking_". Por lá partilha a vida de "bon vivant", os trabalhos e os sucessos, que incluem a participação num videoclipe de C. Tangana e no "Masterchef", edição avôs. O "Rei de Espanha" tornou-se um verdadeiro ícone da moda, mas também do setor social espanhol.
"Lamento não ter começado esta carreira 20 anos antes", confessou, por e-mail, à CNN.
Celine van Heel diz que sempre foi muito próxima do avô, mas a relação cresceu durante a quarentena em 2020, quando ficou com os avôs em Espanha para que não ficassem sozinhos. Na altura, era assistente executiva na revista de moda francesa "L'Officiel" e nunca tinha experimentado a fotografia. No entanto, fechada em casa, começou a fazer styling, a fotografar Andrés e criou uma conta de Instagram onde rapidamente começou a atrair seguidores.
"Ele sempre teve muito estilo", comenta. "Quando era novo, já usava uns casacos de pele compridos como o Macklemore... e óculos de sol de aviador", acrescentou.
Vida recheada
O atual modelo estudou em Londres e Paris, trabalhou como agricultor na Argentina, foi proprietário de um restaurante no Uruguai, e de muitos outros negócios em Espanha, até conseguir o último emprego como modelo e "influencer".
Como modelo, o primeiro editorial - com imagens da neta - foi publicado na edição impressa da "L'Officiel China" em 2020. Logo surgiram oportunidades com outras publicações e marcas, incluindo a Zara, com a qual colaborou numa coleção cápsula que incluía um robe de seda, pijamas, calças de ganga e óculos de sol. No que toca à idade, é só mesmo um número para o "Rei de Espanha", que parece muito mais jovem. "Fez um pacto com o diabo", brinca Celine van Heel, revelando que o avô ainda fuma e gosta de se bronzear regularmente.
"Pareço ainda mais jovem do que antes. O que considero mais gratificante na carreira de modelo é conhecer pessoas jovens, aprender coisas novas, ser ativo", afirma. "Não quero ficar sentado na minha sala de estar a ver a vida passar", admitiu à CNN.