Líder pode tornar-se no segundo primeiro-ministro indiano a alcançar três mandatos consecutivos. País conquista novo recorde mundial em número de eleitores.
Corpo do artigo
O país mais populoso do Mundo vai a votos entre 19 de abril e 1 de junho, arrastando um universo de quase 970 milhões de eleitores até às urnas. O impressionante número de votantes atingiu, este ano, um novo recorde, ultrapassando os históricos 916 milhões de cidadãos inscritos no sufrágio de 2019. Num escrutínio que se adivinha inédito, Narendra Modi, líder do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP), procura a recondução para o seu terceiro mandato consecutivo. Se o desejo se concretizar, como antecipam as sondagens, tornar-se-á o segundo primeiro-ministro a conseguir o feito apenas alcançado por Jawaharlal Nehru, um herói da independência indiana.
Apesar de milhares de partidos entrarem na corrida para eleger representantes para a câmara baixa do Parlamento - a Lok Sabha -, o principal rival de Modi é o Partido do Congresso, de Rahul Gandhi, que está integrado na coligação denominada Aliança Nacional para o Desenvolvimento Inclusivo da Índia (INDIA, sigla em inglês), que agrega outras formações.