Moldávia declara representante da embaixada russa em Chisinau "persona non grata"
O Ministério dos Negócios Estrangeiros moldavo declarou na segunda-feira um representante da embaixada russa em Chisinau como "persona non grata" por violar a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.
Corpo do artigo
De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o embaixador russo na Moldávia, Oleg Vasnetsov, foi informado desta medida numa reunião em Chisinau.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que o representante da embaixada russa será obrigado a abandonar o território moldavo, e comunicou a Vasnetsov a forte condenação dos ataques russos à vizinha Ucrânia.
Durante a reunião, o Ministério dos Negócios Estrangeiros reiterou que "os ataques com mísseis ao país vizinho continuam a agravar os riscos de segurança, e os cidadãos do país sentem cada vez mais os efeitos nocivos da guerra".
O ministério salientou ainda que os ataques russos às infraestruturas energéticas da Ucrânia põem em perigo a segurança energética do país vizinho, bem como a da própria Moldávia.