
Antena da torre do World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos
Carlo Allegri/REUTERS
Monumentos e edifícios de todo o mundo "vestiram-se" com as cores da bandeira francesa em solidariedade com a França após os atentados terroristas desta sexta-feira à noite, que fizeram pelo mais de 120 mortos.
A antena da torre do World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, ficará iluminada durante vários dias de azul, branco e vermelho.
"[É um gesto de] solidariedade para com o povo de França, tal como eles fizeram connosco nos nossos tempos de tragédia", afirmou o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, numa alusão ao 11 de setembro de 2011.
A polícia da cidade que nunca dorme decidiu também fortalecer as medidas de segurança por precaução, tendo enviado unidades de contraterrorismo para as zonas mais povoadas de Nova Iorque.
A segurança foi igualmente reforçada junto ao consulado francês e à missão francesa nas Nações Unidas.
Ainda nos Estados Unidos, foi hasteada a bandeira gaulesa na Câmara Municipal de São Francisco e o Hotel Omni, na cidade de Dallas, no Texas, iluminou-se totalmente com as três cores que marcam a noite.
Do vizinho Canadá chegam às redes sociais várias fotografias da turística torre de CN, em Toronto, a terceira mais alta do mundo.
Entre os edifícios simbólicos que seguiram o exemplo está também o Estádio de Wembley, o estádio nacional da Inglaterra, em Londres, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil, e a Ópera de Sydney, na Austrália.
A estas manifestações visíveis de solidariedade para com o povo francês juntam-se declarações de representantes de todo o mundo, à medida que também se multiplicam as palavras de apoio nas redes sociais.
O presidente francês, François Hollande, já anunciou o estado de emergência na sequência do que classificou de "ataques terroristas sem precedentes" no país.
A segurança nas ruas da cidade foi reforçada com 1500 soldados.
