Pelo menos 24 pessoas morreram nos incêndios florestais de Los Angeles, 16 no incêndio de Eaton, no leste, e oito no incêndio de Palisades, perto da costa. Eis o que se sabe sobre as vítimas.
Corpo do artigo
Rory Callum Sykes
O ator australiano Rory Callum Sykes está entre as vítimas mortais dos incêndios na Califórnia. Tinha 32 anos e a sua casa, em Malibu, foi uma das que foram destruídas pelas chamas. Conhecido pela série infantil "Kiddy Kapers", nasceu com paralisia cerebral, era um jogador ávido de RuneScape e um entusiasta da Apple.
Rory vivia com a mãe, com quem se mudou para os Estados Unidos em 2010. Moravam numa propriedade em Malibu. O ator tinha a sua própria casa na propriedade, onde se trancou antes de esta ser devorada pela chamas. A mãe tentou salvar o filho, mas não conseguiu.
Anthony e Justin Mitchell
Anthony Mitchell, de 68 anos, vivia com os filhos Justin e Jordan, ambos com cerca de 30 anos. Justin tinha paralisia cerebral, e Jordan cuidava do irmão e do pai, que também tinha problemas de saúde. O pai usava uma cadeira de rodas depois de ter amputado uma perna no ano passado.
Porém, de acordo com o "The New York Times", no início da semana, Jordan foi para o hospital com um caso de sépsis, deixando os dois sozinhos. Outro filho, Anthony Mitchell Jr., de 46 anos, recebeu uma chamada do pai às 5 horas de quarta-feira, a dizer que estava à espera com Justin para ser retirado da casa. Mais tarde, Mitchell ligou à filha, Hajime White, que vive no Arkansas, e disse-lhe que tinha havido um incêndio do outro lado da rua e que certamente a ajuda chegaria em breve.
Às 20 horas, Anthony e Justin foram encontrados mortos.
Anthony Mitchell, conhecido por falar com as crianças do bairro e dar-lhes conselhos, trabalhou em vendas na Radio Shack antes de se formar para trabalhar como terapeuta respiratório. No entanto, acabou por desistir e voltou a trabalhar em vendas depois de ver muitos pacientes morrerem. A mulher morreu em outubro passado e a sua ex-mulher, mãe de Anthony Mitchell Jr., morreu no mês passado.
Já Justin adorava colorir, ver desenhos animados e ler livros, segundo o irmão Anthony.
Victor Shaw
Arthur Simoneau
Arthur Simoneau morreu no incêndio de Palisades enquanto tentava salvar a sua casa em Topanga. Conhecido na comunidade de asa delta, foi descrito como um pioneiro de desporto. Era membro e mentor na Sylmar Hang Gliding Association.
O filho, Andre, criou uma campanha de crowdfunding na plataforma GoFundMe, onde escreveu que o pai mostrou aos outros como viver com um raro “entusiasmo infantil”. "Aqueles que lhe eram próximos sempre souberam que não morreria de velhice ou de doença. Entre voar de asa delta várias vezes por semana, andar de moto com um capacete 'apenas para uso em novidades' e esquiar em rampas com pedras na terceira idade, sempre tivemos em mente que morreria de uma forma espetacular", lê-se.
Até agora, a família arrecadou mais de 14 mil dólares (13,7 mil euros).
Randall Miod
Rodney Nickerson
Rodney Nickerson, de 83 anos, também morreu nos incêndios. Originário de uma família multigeracional da Califórnia, era um engenheiro aeroespacial reformado da Lockheed Martin e um diácono ativo na igreja, de acordo com o filho, Eric Nickerson. Segundo a nora, Elsa, adorava pescar, brincar com cavalos e ver os 49ers, uma equipa de futebol americano.
A mullher Suzette morreu em 2018 e o homem recusou-se a doar as suas roupas, joias ou livros de receitas.
Quando os incêndios se alastraram, ignorou os pedidos para fugir. Segundo a filha de Rodney, Kimiko, o homem esteve a tentar salvar a casa com uma mangueira por volta das 19 horas de terça-feira. A última vez que falou com ele foi através do FaceTime por volta das 21.30 horas. Mais tarde, foi encontrado morto na cama.
O neto de Rodney, Chase Newton, criou uma campanha de crowdfunding na plataforma GoFundMe para pedir apoio "para ajudar a reconstruir este lar geracional". "O seu donativo irá diretamente para os custos de limpeza dos escombros, reconstrução da casa e restauração do sentido de lugar para a nossa família. Cada contribuição, independentemente do tamanho, ajudar-nos-á a curar e a honrar a memória do meu avô, bem como a continuar o legado da nossa família nesta comunidade", lê-se. Até agora, foram angariados mais de 4300 dólares (4200 euros).
Erliene Kelley
Erliene Kelley, de 83 anos, também morreu em casa, segundo a família. Era técnica de farmácia reformada na Rite Aid e residente de longa data no bairro, de acordo com Rita e Terry Pyburn, um casal que vivia no quarteirão.
Segundo Briana Navarro, de 33 anos, que recorda a avó como "meiga" mas "severa", disse, à "NBC News", que estava na casa da família em Altadena, onde vivia com o marido, as duas filhas e a avó, quando olhou pela janela e viu fumo. A família não tinha pressa em sair, mas o marido de Briana queria fugir. Erliene, de 83 anos, que já tinha passado por um grande incêndio florestal no passado, assumiu que tudo correria bem e ficou em casa. No entanto, a polícia confirmou que Erliene morreu quando o fogo dominou a casa.
“Ela era tão querida”, disse Terry Pyburn, que conversava frequentemente com Erliene sobre jardinagem e notícias locais, e deixava pequenos presentes de Natal para ela e outros vizinhos da comunidade. “Ela era um anjo. A vizinha perfeita".
O casal Pyburn ouviu inicialmente no rádio do carro que “tudo a leste da Lake Street foi evacuado". Porém, no lado oeste "estávamos bem", explicaram. “Ficámos em casa e pensámos que estávamos bem”. Até começarmos a sentir o cheiro a fumo". O casal preparou-se para sair e, quando chegou o alerta de emergência, "foi o pânico". "Todos saíram a correr e ninguém pensou em verificar ninguém", disse Pyburn. "Acho que o aviso chegou tarde demais”.
A neta de Erliene criou uma campanha de crowdfunding na plataforma GoFundMe para angaria fundos para a reconstrução.
Annette Rossilli
Annette Rossilli, de 85 anos, insistiu em ficar em casa em Pacific Palisades com o cão Greetly, o canário Pepper, os dois papagaios e a tartaruga, de acordo com a Luxe Homecare, a empresa que lhe prestava cuidados domiciliários três dias por semana.
Uma cuidadora ofereceu-se para ir buscar Annette, embora fosse o seu dia de folga, disse Fay Vahdani, presidente da Luxe Homecare, segundo a CNN. Os vizinhos também tentaram convencê-la a sair da casa, mas Annette recusou-se.
O corpo da idosa foi encontrado no carro na quarta-feira.
Durante a sua vida, Annette geriu um negócio de canalização em Pacific Palisades com o falecido marido. Deixa um filho e uma filha.
Dalyce Curry
Dalyce Curry, de 90 anos, morreu na sua casa em Altadena, de acordo com a CNN.
A idosa foi dada como desaparecida depois de o incêndio de Eaton ter incendiado a sua casa. Dalyce Kelley, neta de Curry e cuidadora em part-time, deixou a avó a altas horas da noite, após uma visita ao hospital. Sem saber do potencial do incêndio, a neta voltou para verificar a avó após receber alertas sobre falhas de energia.
Quando chegou ao local, descobriu que toda a propriedade tinha ficado destruída.
Conhecida como "Momma D", Dalyce fazia parte da Velha Hollywood Negra na década de 1950, tendo surgido como figurante em filmes clássicos como "Os Dez Mandamentos" (1956) e "O Ocaso de uma Estrela" (1972).
Charles Mortimer
Charles Mortimer, de 84 anos, morreu no hospital na quarta-feira. As causas de morte foram um enfarte agudo do miocárdio, efeitos da inalação de fumo, lesões térmicas e aterosclerose da artéria coronária.