Warren Upton, o mais velho sobrevivente do ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, e o último sobrevivente do USS Utah, morreu aos 105 anos.
Corpo do artigo
Upton morreu na quarta-feira num hospital em Los Gatos, na Califórnia, após sofrer de pneumonia, adiantou na sexta-feira Kathleen Farley, presidente estadual de uma associação de filhos e filhas dos sobreviventes de Pearl Harbor.
O Utah, um navio de guerra, estava atracado em Pearl Harbor quando os aviões japoneses começaram a bombardear a base naval do Havai, nas primeiras horas do dia 7 de dezembro de 1941, num ataque que impulsionou os EUA para a Segunda Guerra Mundial.
Upton contou à agência Associated Press (AP) em 2020 que se estava a preparar para fazer a barba quando sentiu o primeiro torpedo a atingir Utah.
O norte-americano explicou também que ninguém a bordo sabia o que fazia o navio tremer e que, de seguida, o segundo torpedo atingiu o navio que começou a tombar e a virar.
O jovem de 22 anos nadou até à costa, até Ford Island, onde saltou para uma trincheira para evitar que os aviões japoneses disparassem sobre si. Ficou cerca de 30 minutos no local até que um camião chegou e o levou para um lugar seguro.
Upton disse que não se importava de falar sobre o que aconteceu durante o ataque. Em vez disso, o que le custou mais foi continuar a perder companheiros ao longo dos anos.
Em 2020, havia apenas três tripulantes do Utah ainda vivos, incluindo ele próprio.
Estavam cerca de 87 mil militares em Oahu no dia do ataque, segundo o historiador militar J. Michael Wenger.
Após a morte de Upton, apenas 15 permanecem vivos.