O homem mais velho da França, Jules Theobald, morreu, esta terça-feira, aos 112 anos na sua casa na Fort-de-France, na ilha de Martinica, Caraíbas.
Corpo do artigo
Nascido em 17 de abril de 1909 - embora a lenda da família afirme que nasceu dois anos antes -, o pai de três filhos trabalhava como estivador e pescador.
Numa entrevista de 2019 à AFP, Theobald insistiu energicamente que "se dependesse de mim, viveria até os 200 anos! Tive uma vida boa! Não tenho nenhum arrependimento".
Em março deste ano, os locais votaram no entusiasta dançarino e jogador de dominó para ser presidente honorário do distrito natal, Pointe des Negres. "Deixará um grande vazio, embora a sua morte fosse bastante esperada", disse o vice-presidente de Fort-de-France, Steeve Moreau, à AFP. "Ele amava a cidade. Conhecia toda a gente e todos o conheciam. Era muito próximo das pessoas."
12746133
O homem mais velho do mundo é o espanhol Saturnino de la Fuente Garcia, com 112 anos e 236 dias esta terça-feira. Nasceu dois meses e uma semana antes de Theobald. A pessoa mais velha do mundo, que ainda está viva, é agora a japonesa Kane Tanaka, com 118 anos e 276 dias de idade. Por sua vez, a freira francesa Lucile Randon - que sobreviveu à covid-19 no início deste ano - é a mais velha europeia viva, com 117 anos e 236 dias.
O japonês Jiroemon Kimura, que morreu em 2013 com 116 anos e 54 dias, era o homem mais velho de todos os tempos, cuja idade foi verificada. Porém, França também foi o lar da pessoa mais velha de todos os tempos, cuja idade foi verificada de forma independente - Jeanne Calent, que morreu em 1997 com 122 anos e 164 dias.