
John Tinniswood nasceu em Liverpool em 26 de agosto de 1912
Foto: LongeviQuest
O homem mais velho do Mundo, John Tinniswood, morreu, na segunda-feira, numa casa de repouso em Southport, em Inglaterra. Tinha 112 anos.
"O seu último dia esteve cercado de música e amor. John sempre gostou de dizer obrigado. Então, em seu nome, obrigado a todos aqueles que cuidaram dele ao longo dos anos", disse a família, em comunicado.
John Tinniswood nasceu em Liverpool em 26 de agosto de 1912. Viveu as duas guerras mundiais e foi um veterano da II Guerra Mundial, tendo trabalhado numa função administrativa no Royal Army Pay Corps, corpo do exército britânico responsável por administrar todos os assuntos financeiros. Além de contas e auditoria, tinha tarefas logísticas, como localizar soldados presos e organizar suprimentos de alimentos. Depois, trabalhou como contabilista para a Shell e a BP antes de se reformar em 1972.
O britânico conheceu a mulher, Blodwen, num baile em Liverpool. Estiveram juntos durante 44 anos antes de Blodwen morrer em 1986. Deixa a filha Susan, quatro netos e três bisnetos.
Em abril passado, aos 111 anos, tornou-se o homem vivo mais velho do Mundo, após a morte de Juan Vicente Perez, venezuelano de 114 anos.
Quando completou 112 anos, em agosto, Tinniswood atribuiu tudo à "sorte". "Não consigo pensar em nenhum segredo especial que eu tenha", disse, de acordo com a "Sky News". "Eu era bastante ativo quando jovem, caminhava muito. Se isso teve algo a ver com isso, eu não sei. Mas para mim, eu não sou diferente [de ninguém]".
De acordo com a imprensa brasileira, que cita a base de dados "LongeviQuest", com a morte de Tinniswood, o título de homem mais velho do Mundo passa para João Marinho Neto, de 112 anos, que nasceu em Maranguape, Ceará, no Brasil, no dia 5 de outubro de 1912.
O homem mais velho de todos os tempos foi Jiroemon Kimura, do Japão, que viveu até aos 116 anos e 54 dias e morreu em 2013.
A mulher (e pessoa) viva mais velha do Mundo é agora a japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, depois da morte de María Branyas Morera, aos 117 anos, em agosto deste ano.
O título de pessoa mais velha já registada pertence a Jeanne Louise Calment. Nascida em 21 de fevereiro de 1875, viveu 122 anos e 164 dias.

