
Vídeo divulgado nas redes sociais é de 2023 e não está relacionado com as eleições em Nova Iorque
Foto: X
André Ventura e contas nas redes sociais alertam que "os muçulmanos reivindicam Nova Iorque após a vitória de extremista muçulmano para a prefeitura" da cidade, mas o vídeo que partilham não tem qualquer relação com a eleição de Mamdani.
Corpo do artigo
Alegação: "Após vitória do autarca muçulmano socialista, os muçulmanos reivindicam Nova Iorque"
O democrata progressista Zohran Mamdani venceu na terça-feira as eleições para a autarquia de Nova Iorque e desde então as redes encheram-se de alegados vídeos das celebrações da comunidade muçulmana da cidade, dado que o novo presidente da câmara é um imigrante muçulmano xiita, nascido no Uganda de pais indianos.
Circulam vários vídeos, mas um deles está a gerar mais visualizações. "Após vitória do prefeito muçulmano socialista, os muçulmanos reivindicam Nova York. Logo o lugar da queda das torres gêmeas", escreve uma comentadora brasileira numa publicação com mais de 49 mil visualizações:
Após vitória do prefeito muçulmano socialista, os muçulmanos reivindicam NY.
- Desiree Rugani (@desireerugani) November 6, 2025
Nova York .. logo o lugar da queda das torres gêmeas... pic.twitter.com/IcnWxQIaKQ
O mesmo tipo de mensagem também circula nas redes em Portugal, com a utilização desse vídeo como alerta para "os sinais" da eleição de um "imigrante muçulmano de esquerda", que tomará posse a 1 de janeiro. Na informação colocada sobre as imagens lê-se, em português do Brasil: "após vitória de extremista muçulmano para a prefeitura de NYC, muçulmanos reivindicam Nova York para o Islã".
Na sexta-feira, esse vídeo foi partilhado pelo líder do Chega numa mensagem sobre "o perigo que paira sobre os nossos povos!!!". Em publicações semelhantes no Facebook, Instagram, TikTok e X, que somam centenas de milhares de visualizações, André Ventura usa aquelas imagens para alegar que "eles estão a tentar conquistar-nos e islamizar a Europa, os EUA e o Mundo".
vejam o vídeo até ao fim. Vejam o perigo que paira sobre os nossos povos!!! pic.twitter.com/tck6bElHB9
- André Ventura (@AndreCVentura) November 7, 2025
O vídeo que estas contas partilharam mostra um muçulmano aparentemente em Times Square, uma das praças mais emblemáticas de Nova Iorque, numa pregação em defesa do Islão, mas sem qualquer referência a Mamdani. "Chega de nos escondermos e de sermos torturados, feridos e julgados. Esta é a religião correta. Esta é a religião que toda a humanidade precisa para fazer parte do Islão e não vamos parar até que ela entre em todos os lares", afirma o orador.
Factos: o vídeo é de março de 2023 e não tem qualquer relação com a eleição de Mamdani
Uma simples pesquisa reversa de alguns frames revela que aquelas imagens têm mais de dois anos e meio e que o muçulmano sunita que aparece no vídeo não é propriamente um líder religioso, mas sim Sohail Qureshi Jr, um professor de matemática do oitavo ano, norte-americano de ascendência paquistanesa, que também é youtuber e influencer, conhecido como SQ ou WayOfLifeSQ nas redes sociais, onde só no YouTube tem mais de 2,1 milhões de seguidores.
As primeiras referências daquele vídeo apontam para publicações em outubro e novembro de 2023, porque foi nessa altura que o youtuber @WAYOFLIFESQ publicou aquele excerto no Youtube, com o título "Muçulmano CHOCA Nova York com a VERDADE!", um vídeo curto que já ultrapassa os dois milhões de visualizações.
No entanto, pesquisas adicionais, incluindo pelos títulos das notícias que passam em fundo, revelam que são imagens anteriores, de março de 2023, nomeadamente do Taraweed, uma oração voluntária realizada durante o mês do Ramadão, que nesse ano foi coorganizada pelo youtuber em Times Square, como comprovam o cartaz de divulgação e os vários registos da iniciativa.
Esta é também a conclusão dos verificadores brasileiros do Estadão Verifica e da Reuters, e este é apenas um dos vários embustes xenófobos e islamofóbicos que circulam relacionados com as eleições locais em Nova Iorque, incluindo com outro vídeo do mesmo local, mas de 2024, como demonstraram os verificadores catalães do Verificat. Entre outros, a AFP Fact Check também desmentiu outro vídeo de arquivo que está a ser falsamente relacionado com a vitória de Mamdani e a Lusa Verifica já desmontou uma mentira sobre o alegado apoio do Estado Islâmico ao democrata eleito.
A Lusa questionou André Ventura sobre a origem e o contexto do vídeo que partilhou, e informou o líder do Chega sobre o real contexto das imagens, mas não obteve qualquer resposta, nomeadamente sobre se pretende corrigir as publicações enganadoras.
Avaliação Lusa Verifica: Falso
É falso que a comunidade muçulmana de Nova Iorque tenha "reivindicado a cidade" após a vitória do democrata Zohran Mamdani, também muçulmano. Os vídeos que estão a ser partilhados nas redes sociais referem-se a iniciativas passadas sem qualquer relação com as recentes eleições locais, mas que estão a ser utilizadas em mensagens de cariz xenófobo e islamofóbico.
