Mulher de 85 anos dá a volta à Escócia em bicicleta para ajudar doentes com cancro
Granny Mave percorreu mais de mil milhas (cerca de 1600 quilómetros) para angariar donativos para uma associação britânica de apoio a pessoas com cancro. Viagem terminou no domingo e foi também dedicada aos três filhos, que já morreram.
Corpo do artigo
Granny Mave ou Mavis Paterson, como é mais conhecida, é uma britânica de 85 anos que sempre esteve ligada ao ciclismo e decidiu usar a paixão pela modalidade para um bem maior. Depois de ter perdido a mãe e irmã, vítimas de cancro, a octogenária decidiu fazer-se à estrada para angariar donativos para uma associação britânica de apoio a pessoas que sofrem com a mesma doença. Mais de mil milhas depois, num percurso entre Auchenmalg, cidade natal, até Thurso, e regresso, Granny conseguiu juntar 60 mil libras (cerca de 70 mil euros). "Tive uma viagem maravilhosa. Estou agora em casa e sinto-me um pouco triste por ter acabado", disse, em declarações à Sky News.
Para Granny, que celebrou os 85 anos na estrada, a parte mais difícil do percurso foi quando passava por Fort William, onde encontrou "o mais horripilante vento contrário" que quase a "atirou" da bicicleta. Mas não desistiu de pedalar, sempre com a causa na mente. A aventura tinha como objetivo angariar fundos para a associação Macmillan Cancer Support, mas não esta não foi a primeira vez que Granny quis ajudar os doentes com cancro, tendo já realizado várias angariações de fundos. No total, conseguiu juntar 155 mil libras (179 mil euros). "Ver Granny Mave a atravessar a linha da meta e a completar mais um incrível desafio de ciclismo é algo que nunca vou esquecer. Alcançar o que ela alcançou em qualquer idade é um enorme feito, mas tendo celebrado o 85.º aniversário há apenas quatro dias, e com dois novos joelhos e duas novas ancas... ela é simplesmente maravilhosa", destacou Bruce Port, gestor de campanhas da Macmillan Cancer Support.
1662870469567995904
Durante o percurso, Granny Mave, que em 2019 se tornou na mulher mais velha a percorrer o Reino Unido de bicicleta, teve a companhia de uma amiga, que percorreu 700 milhas. Além da bondade de quem não conhece e que a viu passar. "A minha amiga Jackie juntou-se a mim e foi um momento muito especial para mim. Foi muito divertido. Nós rimos e choramos juntas. Fui recebida com tanta bondade. Não posso esquecer a bondade que recebi de completos estranhos, de pessoas que nunca conheci", recordou Granny, que dedicou a viagem aos três filhos, Sandy, Katie e Bob, que morreram de ataque cardíaco, pneumonia e acidente de automóvel, respetivamente. No fim, foi recebida em festa e já pensa no próximo desafio: vai, como Jackie, para o arquipélago Hébridas.