O concurso Miss Itália baniu as concorrentes transgénero, semanas depois de o Miss Holanda ter coroado a primeira vencedora transexual. No entanto, para participarem na versão italiana, devem ser mulheres "desde nascença".
Corpo do artigo
"Desde que começou, o meu concurso sempre previu nos regulamentos que as participantes têm de ser mulheres", salientou a responsável pelo concurso da Miss Itália, Patrizia Mirigliani, à "Radio Cusano", citada pelo portal "Newsweek".
"Ultimamente, os concursos de beleza têm tentado ser notícia, recorrendo a estratégias que considero um pouco absurdas", acrescentou a responsável.
"Desde que surgiu, o concurso previu no seu regulamento a regra segundo a qual se deve ser mulher desde nascença. Provavelmente porque, já nessa altura, se previa que a beleza poderia sofrer modificações, ou que as mulheres poderiam sofrer modificações, ou que os homens poderiam tornar-se mulheres", explicou Mirigliani, em declarações ao jornal "Il Primato Nazionale".
Apoio aos transexuais
Em 2016, o Instituto Williams da Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizou uma sondagem em 23 países, incluindo Itália, para avaliar o apoio mundial aos transexuais. A maioria desses 21 países, incluindo Itália, "apoia políticas que proíbem a discriminação contra pessoas transgénero".
Rússia foi o país que obteve a classificação mais baixa, com 41 em 100, enquanto Espanha registou a classificação mais elevada, com 74. Itália ficou em 57º lugar na sondagem.
Mulher transgénero ganhou o Miss Holanda
De acordo com o Huffington Post Itália, Mirigliani revelou que, embora estivesse feliz pelo facto de o concurso de Miss Holanda ter incluído mulheres transgénero, garantiu que as regras do concurso italiano não serão alteradas para permitir a participação de transexuais.
As declarações surgem depois de, este mês, uma mulher transgénero ter vencido o concurso Miss Holanda. Rikkie Valerie Kolé, que se prepara para participar na Miss Universo 2023, disse que espera "conseguir trazer mudanças para a sociedade". Em 2012, o concurso Miss Universo anunciou que estava a alterar as suas regras para permitir a participação de mulheres transexuais.