Uma mulher de 28 anos foi multada, na sexta-feira, por usar um niqab na Dinamarca. É o primeiro caso desde que a lei que proibe o uso do véu integral islâmico foi oficializada na quarta-feira.
Corpo do artigo
9668636
As autoridades foram chamadas a um centro comercial, em Horsholm. Uma mulher ter-se-á envolvido num confronto com outra mulher que lhe tentou retirar o niqab à força. "Durante a luta, o niqab caiu, mas quando chegamos ao local ela já o tinha colocado de novo", disse, à agência de notícias Ritzau, David Borchersen, da polícia local.
A polícia fotografou a mulher a usar o niqab e obteve as imagens da câmara de vigilância do shopping para analisar o confronto.
A mulher foi informada que iria ser multada, em cerca de 150 euros, e os polícias pediram para remover o niqab ou deixar aquele espaço público. "Ela preferiu sair", disse o polícia.
9664243
A proibição do uso do véu integral islâmico na Dinamarca começou esta quarta-feira, dois meses após a aprovação da lei no parlamento, com alguns protestos previstos durante o dia.
Quem utilizar peças de roupa ou acessórios - como balaclavas, capacetes ou barbas falsas - que impossibilitem o reconhecimento de uma pessoa, fica sujeito a uma multa mínima de mil coroas dinamarquesas, cerca de 150 euros.