Musk no poder: criptomoedas, milhões do Estado às próprias empresas e desregulamentação
Donald Trump nomeou, na terça-feira, Elon Musk e o ex-candidato nas primárias republicanas Vivek Ramaswamy para lideraram o novo Departamento de Eficiência Governamental. O homem mais rico do Mundo, já com contratos de milhões com o Estado norte-americano, deverá beneficiar com o poder que lhe será atribuído.
Corpo do artigo
Apesar do nome, o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, no acrónimo em inglês) não terá poder equivalente aos outros Departamentos (correspondente aos Ministérios nos EUA). A entidade comandada por Musk e Ramaswamy vai "prestar aconselhamento e orientação de fora do Governo", num cargo informal, que não precisará da aprovação do Senado e permitirá que o dono da Tesla, da SpaceX e da rede social X (antigo Twitter) escape a escrutínio.
"Juntos, estes dois maravilhosos americanos vão pavimentar o caminho para a minha Administração desmantelar a burocracia do Governo, cortar as regulamentações excessivas, cortar despesas desnecessárias e reestruturar as Agências Federais ", publicou Donald Trump na própria plataforma Truth. "Tornar-se-á, potencialmente, 'O Projeto Manhattan' do nosso tempo", acrescentou o presidente eleito, que demonstrou entusiasmo com a "reforma estrutural em larga escala" e a "abordagem empreendedora" que a nova entidade promoverá no Executivo federal.