A dançarina Lindsay Mills, 28 anos, foi namorada de Edward Snowden, o responsável por fugas de informação nos EUA, que se encontra atualmente em Hong Kong. A noiva do ex-agente da CIA afirma sentir-se "sozinha" sem o seu "E" ou "homem do mistério".
Corpo do artigo
Esta segunda-feira, Lindsay Mills descrevia no blogue pessoal "ls.journey.com", a angústia que sentiu ao saber que o seu noivo era o homem responsável por revelar a rede de espionagem eletrónica dos Estados Unidos da América.
Segundo o jornal "The Guardian", o blogue tinha publicadas várias imagens do casal, relatos de alguns momentos vividos em conjuntos por Mills e Snowden e vídeos da dançarina nos espetáculos do grupo Wakiki Acrobatic Troupe.
No último texto, publicado após o ex-técnico da CIA ter revelado que foi a fonte dos jornais "The Guardian" e "Washington Post", que divulgaram os programas de espionagem dos EUA, Mills escreveu no blogue: "Não sei o que acontecerá a partir de agora. Não sei ser normal."
Edward Snowden despediu-se de Lindsay no dia 20 de maio, o mesmo dia em que terá pedido baixa temporária na Agência de Segurança Nacional (NSA), onde trabalhava como consultor, alegando a necessidade de submeter-se a um tratamento contra os ataques de epilepsia.
Apesar do blogue ter sido eliminado da Internet, segundo o "The Guardian", que não conseguiu verificar a credibilidade da página, o site retratava uma vida social ativa do casal, em festas, no campismo e noutros momentos da sua vida pessoal.
De acordo com a informação recolhida pelo jornal britânico, Mills e Snowden estavam juntos desde 2009 e viviam em Baltimore, nos EUA. No ano passado, o casal mudou-se para o Hawai, onde Snowden começou a trabalhar para a NSA.
Segundo as publicações de Mills, nos últimos meses, a relação passava por "altos e baixos", sendo que na última semana em que estiveram juntos, terá havido uma discussão. A dançarina descrevia o casal como duas pessoas completamente diferentes. Snowden, viciado em computadores, tímido e adepto do futebol. Mills, uma pessoa extrovertida, que dava aulas de circo e que se rodeava de pessoas excêntricas.
No entanto, as diferenças eram sempre ultrapassadas, diz o "The Guardian", com base nas fotografias do casal, publicadas nas redes sociais de Mills.
No momento em que decidiu partir, Snowden não chegou a dizer onde ia, apenas que tinha de ausentar-se. O noivo, que era afinal um espião, preparava-se para contar como a NSA utilizava os serviços das grandes empresas da Internet (Google, Facebook, Verizon...) para espiar os americanos.
O programa televisivo "Inside Edition" diz ter seguido Lindsay Mills até ao Hawai, onde a dançarina ainda vive na casa do ex-agente da CIA. No último texto escrito no blogue podia ler-se: "Enquanto escrevo isto no meu teclado caem lágrimas, enquanto me lembro de todas as pessoas que marcaram o meu caminho. Aqueles que riram. Aqueles que tenho guardado. A quem cheguei a amar. E aos que nunca cheguei a dizer adeus. Mas às vezes a vida não constitui uma garantia de despedidas adequadas."
Atualmente, o paradeiro de Snowden é desconhecido.