Nasceu com 285 gramas: bebé mais prematuro do Mundo celebra o primeiro aniversário
Uma criança do Iowa, nos Estados Unidos, que nasceu quando a mãe estava grávida de menos de cinco meses e é reconhecido como o bebé mais prematura do Mundo pelo Guinness World Records, completou recentemente um ano de vida.
Corpo do artigo
Nash Keen nasceu a 5 de julho de 2024 com a idade gestacional de 21 semanas no hospital pediátrico Stead Family da University of Iowa Health Care, em Iowa City. O nascimento de Nash ocorreu 133 dias antes da data prevista para o parto de Mollie Keen, com base numa gestação a termo típica de 280 dias.
Esta foi a segunda vez em menos de dois anos que Mollie deu à luz prematuramente. A mulher e Randall Keen perderam a filha, McKinley, depois de esta ter nascido com quase 18 semanas de gestação. Depois de o casal ter engravidado de Nash, ficaram "muito entusiasmados, mas também muito nervosos". "Não tínhamos muitas esperanças", contou Mollie, numa entrevista publicada pelo Guinness.
Quando nasceu, Nash pesava apenas 285 gramas, menos do que uma toranja, e media 24 centímetros. Mollie recordou que "não tinha a certeza se ele sobreviveria àquelas primeiras horas críticas. "Mas queríamos dar-lhe a melhor hipótese possível", continuou a mãe.
O bebé teve de passar os seis meses seguintes na unidade de cuidados intensivos neonatais do hospital antes de receber alta em janeiro.
Durante o seu tempo no hospital, foi submetido a "cuidados altamente especializados, vigilância constante e monitorização frequente", enquanto enfrentava uma série de "desafios substanciais no início", segundo Amy Stanford, neonatologista que ajudou a cuidar de Nash. No entanto, "demonstrou uma resiliência notável. Após aquelas primeiras semanas extremamente delicadas, começou a progredir de forma constante, o que foi realmente extraordinário de testemunhar".
Com pouco mais de um ano, Nash ainda precisa de oxigénio para respirar e é alimentado exclusivamente por sonda. Os seus pais estão a preparar-se para que experimente alimentos pastosos. Os médicos de Nash estão otimistas que um pequeno defeito cardíaco vai resolver-se com o passar do tempo. O bebé ainda não gatinha, embora já tivesse começado a rolar.
Porém, nenhuma destas realidades do desenvolvimento o impediu de demonstrar a sua personalidade. "Sempre que alguém lhe chama 'batata Nash' ou o incentiva quando tenta levantar-se, ele simplesmente exibe-se", disse Randall. "Faz com que queira ter sucesso e fazer mais."
Segundo a mãe, Nash Keen é "muito determinado, curioso e está sempre a sorrir". "Nash vai ser capaz de dizer: 'Sabem que mais? Eu vim a este Mundo a lutar'", continuou o pai do menino. "'E vou sair a lutar'".