Um incêndio num navio cargueiro que transportava veículos elétricos na costa do Alasca está em chamas desde terça-feira. Espera-se que as equipas de resgate intervenham na segunda-feira, de acordo com a imprensa internacional.
Corpo do artigo
A Guarda Costeira do Alasca recebeu um pedido de socorro na terça-feira, dando conta de um incêndio a bordo do Morning Midas, um cargueiro de gestão britânica com 22 tripulantes e milhares de veículos. A tripulação foi retirada para um bote salva-vidas antes de ser resgatada por outra embarcação privada.
Um sobrevoo do navio cargueiro, atualmente localizado a cerca de 547 quilómetros a sudoeste de Adak, confirmou que o navio ainda estava em chamas na quarta-feira, informou a Guarda Costeira em comunicado. "Atualmente, não há indicações visuais de que o navio esteja a entrar na água ou a adernar e a extensão dos danos é desconhecida", afirmou.
Dustin Eno, porta-voz da empresa de gestão do navio, a Zodiac Maritime, disse que não havia embarcações de combate a incêndios nas proximidades para ajudar a extinguir o incêndio, noticiou o "The New York Times".
Imagens divulgadas pela guarda costeira mostram fumo a sair da embarcação de 183 metros, que transportava alegadamente mais de três mil veículos, cerca de 750 dos quais elétricos ou híbridos.
Os veículos elétricos contêm baterias de iões de lítio, que são geralmente seguras, mas podem sobreaquecer e incendiar-se se danificadas.
Estima-se também que o navio transporte centenas de toneladas métricas de combustível gasoso, de acordo com a guarda costeira.
Espera-se que uma equipa de socorro chegue na segunda-feira.