Seis toneladas e meia de cocaína foram apreendidas a meio da semana passada nas Canárias, em Espanha, num navio mercante cujos nove tripulantes foram detidos.
Corpo do artigo
Em comunicado, a polícia adianta que a operação foi levada a cabo por unidades especiais da instituição, que intercetaram o barco de bandeira tanzaniana a aproximadamente mil quilómetros das Canárias, um arquipélago localizado na costa noroeste de África. Tinha como destino a cidade galega de Vigo.
"Uma vez a bordo, os nove tripulantes foram localizados e detidos", indica, acrescentando que as 6,5 toneladas de cocaína foram encontradas "nos porões" do navio, que tinha partido do Panamá com destino ao porto de Vigo, no noroeste de Espanha.
Agentes del #GEO han abordado un buque mercante a 600 millas de las #IslasCanarias con el apoyo de @Armada_esp
- Policía Nacional (@policia) October 26, 2025
La requisa realizada por agentes de @policia de la #UDYCO calculan que podría transportar alrededor de 6.500 kilos de cocaína
⛓️9 detenidos
Con colaboración @DEAHQ pic.twitter.com/TiTZLEH3kQ
A agência federal norte-americana responsável pelo combate ao narcotráfico, DEA, forneceu antecipadamente informações importantes que permitiram o sucesso da operação, segundo o comunicado.
A polícia espanhola anuncia regularmente a apreensão de grandes quantidades de droga.
Em outubro de 2024, descobriu 13 toneladas de cocaína no porto de Algeciras, na Andaluzia (sul de Espanha), escondidas num contentor entre bananas. A apreensão foi descrita pelas autoridades como "a maior (...) da história do tráfico de droga" no país.
As ligações de Espanha com a América Latina, onde a droga é produzida, bem como a sua localização geográfica, fazem com que seja considerada uma das principais portas de entrada da cocaína na Europa.
