Tempestades de neve em vários países da Europa estão hoje a causar perturbações na circulação viária e aérea. No Reino Unido, foram suspensas as operações nos aeroportos de Manchester e Liverpool. Nos Países Baixos, o temporal levou ao cancelamento de voos. E, na Alemanha, o gelo negro pode ser uma ameaça nas estradas.
Corpo do artigo
Manto branco de até 40 centímetros em Inglaterra
De acordo com a agência de notícias France Presse (AFP), vários centímetros de neve caíram em Inglaterra e no País de Gales (Reino Unido), onde a eletricidade foi cortada em algumas regiões no sábado à noite. Na cidade inglesa de West Yorkshire, segundo a agência meteorológica britânica, o solo estava coberto por um manto branco de até 40 centímetros.
O aeroporto de Manchester, no norte de Inglaterra, manteve as pistas fechadas durante a manhã, depois de ter suspenso as operações ontem à noite, prometendo a retoma do normal funcionamento assim que possível e aconselhando os passageiros a contactarem as companhias aéreas. No aeroporto de Liverpool - cidade hoje coberta de branco e que acolhe à tarde o Liverpool-Manchester United, da liga inglesa de futebol -, a operadora comunicou que as equipas estavam "a trabalhar arduamente para desimpedir a pista", que também teve de ser encerrada por causa da intempérie. E nos aeroportos de Birmingham e Bristol, o tráfego encerrado durante a noite foi entretanto retomado.
Além de ter condicionado as ligações aéreas, a neve no Reino Unido também afetou o tráfego rodoviário, tendo sido encerradas várias estradas e autoestradas no norte de Inglaterra durante a noite.
Risco de gelo negro na Alemanha
A neve e a geada também provocaram atrasos e cancelamentos de voos em aeroportos da Alemanha, incluindo Munique (sudeste), Frankfurt (oeste) e Estugarda (sudoeste). Segundo a agência espanhola EFE, o serviço meteorológico alemão alertou para uma "situação meteorológica extremamente grave", com previsão de chuva gelada durante o dia, após a queda de neve durante a noite. Uma frente quente que atravessa o país vinda do sudoeste é responsável pelo risco de gelo negro, a camada de gelo vítreo que se forma nas estradas e que constitui um perigo para o tráfego automóvel.
Em vários aeroportos alemães havia hoje de manhã restrições devido à neve e às pistas escorregadias. Foram canceladas 120 descolagens e aterragens das cerca de 1090 previstas para domingo em Frankfurt, o maior aeroporto alemão, situado no oeste do país. "As pistas de descolagem e de aterragem têm de ser desimpedidas e o degelo dos aviões é também mais complexo e exigente", disse um porta-voz à AFP.
Em Munique (sul), 35 voos foram cancelados por precaução no sábado à noite, de um total de 750 partidas e aterragens previstas no segundo maior aeroporto alemão. O aeroporto de Estugarda também estava a sofrer atrasos porque os aviões tinham de ser descongelados.
As perturbações começaram na sexta-feira à noite no aeroporto de Berlim-Brandemburgo, com 30 voos interrompidos, 17 dos quais foram cancelados devido às condições de gelo na capital alemã.
Aviso amarelo nos Países Baixos
Também por causa da neve, vigora este domingo nos Países Baixos um código amarelo (aviso da Proteção Civil acionado em caso de emergência). Na cidade de Dordrecht, os fortes nevões - os primeiros deste inverno - levaram ao corte e condicionamento de estradas e vias. E, em Amesterdão, foram cancelados e adiados vários voos no aeroporto de Schiphol.