Um cidadão norte-americano foi detido, esta quinta-feira, em Frankfurt, no sul da Alemanha, por suspeita de estar disposto a realizar atividades de espionagem para a China, anunciou o Ministério Público Federal.
Corpo do artigo
O suspeito, identificado apenas como Martin D., foi detido por agentes do Gabinete de Investigação Criminal (BKA) e a sua casa foi revistada em busca de provas.
O detido trabalhava, até há pouco tempo, para as Forças Armadas norte-americanas na Alemanha, avançou o Ministério Público alemão, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o norte-americano contactou, este ano, instituições estatais de Pequim e ofereceu-se para transmitir dados sensíveis do Exército dos Estados Unidos para que pudessem ser utilizados pela espionagem chinesa.
As informações a passar seriam obtidas através da sua atividade no exército dos EUA, acrescentou o Ministério Público alemão, que não explicou se o detido era militar ou colaborava como civil com as Forças Armadas norte-americanas.
A investigação que levou à sua detenção decorreu em cooperação com os serviços de espionagem alemães.
O detido vai ser presente hoje ao Tribunal de Justiça Federal, que decidirá se o suspeito ficará a aguardar julgamento em prisão.