A polícia norueguesa anunciou, esta segunda-feira, que deteve dois russos por alegadamente terem tirado fotografias a uma base militar restrita no norte da Noruega.
Corpo do artigo
O procurador Steffen Ravnåsen disse à emissora norueguesa NRK que os cidadãos - um homem e uma mulher de 30 anos - foram presos no sábado perto de Bjerkvik, que alberga instalações militares e quartéis das Forças Armadas da Noruega.
Ravnåsen disse que o casal, que estava num carro com matrícula russa, é suspeito de tirar fotografias de forma ilegal.
O caso foi encaminhado à agência de segurança doméstica PST da Noruega que lida com situações semelhantes.
Nas últimas semanas, vários cidadãos russos foram detidos na Noruega, incluindo quatro cidadãos - três homens e uma mulher - que foram vistos a tirar fotografias no centro da Noruega. Desde então, já foram libertados.
O funcionário do PST Martin Bernsen disse que era trabalho da agência "investigar espionagem e aplicar sanções contra a Rússia".
Os países europeus aumentaram a segurança nas principais infraestruturas de energia e Internet após as explosões submarinas, ocorridas em setembro, que danificaram dois gasodutos de gás natural - construídos para fornecer gás russo à Alemanha - no mar Báltico.
Os gasodutos do Nord Stream danificados na Suécia e na Dinamarca descarregaram grandes quantidades de metano, na ocasião.