Uma norueguesa de 21 anos tornou-se a pessoa mais jovem a alcançar o Polo Sul a esquiar sozinha, segundo informou a sua equipa à AFP, na terça-feira.
Corpo do artigo
Karen Kylleso bateu este recorde 114 anos depois de o também norueguês e explorador polar Roald Amundsen ter sido a primeira pessoa a chegar ao Polo Sul. A anterior marca tinha sido registada pelo seu instrutor, o francês Pierre Hedan, a 7 de janeiro de 2024.
Kylleso, nascida a 9 de maio de 2003, percorreu os 1130 quilómetros em pouco menos de 54 dias. “É uma página escrita na história polar”, disse à AFP o seu mentor, o aventureiro norueguês Lars Ebbesen.
A jovem escandinava destronou assim o francês Pierre Hedan, que, segundo o Guinness World Records, detinha o recorde de ser a pessoa mais jovem a chegar ao Polo Sul, a solo e sem assistência, com 26 anos.
Kylleso, que tem apenas 1,52 metros de altura e pesa 48 quilos, puxou um trenó de 100 quilos, ou seja, o dobro do seu peso, com temperaturas de cerca de -25 graus Celsius.
A norueguesa já era a rapariga mais jovem a atravessar a Gronelândia a esquiar, tendo completado o feito aos 15 anos, em 2018. "Mal chegou [à Gronelândia], perguntou-me: 'Achas que também posso ir ao Polo Sul?'”, recordou Ebbesen.
O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, saudou a jovem aventureira, afirmando que ela estava “a seguir os trilhos dos heróis polares noruegueses”.
A 14 de dezembro de 1911, Roald Amundsen tornou-se a primeira pessoa a chegar ao Polo Sul geográfico, numa trágica corrida contra o britânico Robert Scott, que morreu de exaustão e frio na viagem de regresso, juntamente com quatro companheiros.