Nova análise da arma questiona relato de Alec Baldwin sobre tiroteio em rodagem de filme

Alec Baldwin
Santa Fe County Sheriff's Office / AFP
Um novo relatório sobre o tiroteio fatal que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins na rodagem do filme "Rust" parece lançar dúvidas sobre os relatos do ator e produtor norte-americano Alec Baldwin sobre os eventos.
Corpo do artigo
,Alec Baldwin sempre disse que a arma disparou acidentalmente depois de ter seguido as instruções para apontá-la para a diretora de fotografia Halyna Hutchins, que estava atrás da câmara no ensaio. Baldwin disse que puxou o cão, mas não o gatilho, e a arma disparou, matando Hutchins em 21 de outubro de 2021.
Procuradores especiais rejeitaram uma acusação de homicídio involuntário contra Baldwin em abril, dizendo que foram informados de que a arma poderia ter sido modificada antes do tiroteio e ter defeito. Foi pedida, então, uma nova análise da arma, juntamente com outras armas e munições da rodagem do filme “Rust”, que mudou as filmagens do Novo México para Montana.
A nova análise, escrito pelos especialistas em armas Lucien Haag e Mike Haag, contou com peças de reposição para remontar a arma disparada por Baldwin, depois de partes da pistola terem ficado danificadas durante testes anteriores do FBI. O novo relatório examina a arma e as marcas deixadas num cartucho gasto, concluindo que o gatilho deve ter sido puxado ou pressionado.
"Embora Alec Baldwin negue repetidamente ter puxado o gatilho, dados os testes, descobertas e observações relatadas aqui, o gatilho teve de ser puxado ou pressionado o suficiente para libertar o cão totalmente engatilhado ou retraído do revólver”, lê-se no documento.
Um advogado da armeira do filme Hannah Gutierrez-Reed, que também foi acusada de homicídio involuntário, divulgou o relatório num processo judicial na terça-feira. Gutierrez-Reed declarou-se inocente de homicídio involuntário e adulteração de provas. O julgamento está marcado para dezembro.
Segundo a "ABC News", a procuradora especial Kari Morrissey disse que está para breve um anúncio formal sobre a possibilidade de reapresentar novas acusações contra Baldwin.
Numa investigação paralela, as autoridades do Estado do Novo México aplicaram uma multa de 140 mil dólares, em abril do ano passado, aos produtores das filmagens de "Rust", incluindo Alec Baldwin, por não garantir o protocolo de segurança.
A morte de Hutchins já levou a novas precauções de segurança na indústria cinematográfica.

