As autoridades nova-iorquinas receberam na segunda-feira autorização federal para poderem começar a cobrar portagem aos veículos que queiram entrar em Manhattan, o que vai ser uma novidade nos EUA.
Corpo do artigo
A autorização dada pela agência federal de autoestradas, adiantada por vários meios locais, vai permitir a Nova Iorque prosseguir com a iniciativa, que é considerada há anos e que pode começar a ser aplicada em 2024.
Agora, a autoridade metropolitana de transportes da cidade vai poder fixar as tarifas que vão ser cobradas e que, segundo os projetos que circularam, podem ascender a 23 dólares em horas de ponta e 17 dólares durante o resto do dia.
A proposta de cobrar uma portagem aos veículos que se dirijam para as zonas mais concorridas de Manhattan foi aprovada em 2019 pelas autoridades locais, para aliviar a congestão nas ruas, melhorar a qualidade do ar e injetar dinheiro nos cofres públicos para melhorar o sistema público de transporte.
O plano já encontrou resistências, como a da indústria do táxi e do Estado vizinho da Nova Jérsia, de onde saem todos os dias muitos residentes para trabalhar em Nova Iorque.
As autoridades de Nova Jérsia já lançaram várias iniciativas para procurarem deter o projeto e até já aprovaram uma norma que oferece subvenções às empresas se permitirem que os seus trabalhadores entrem em regime de teletrabalho.