
"É um dia histórico", disse o governador de Nova Iorque, "em que se corrigem erros do passado"
Kena Betancur / AFP
O estado de Nova Iorque legalizou oficialmente o consumo recreativo de marijuana, tornando-se o 16.º estado norte-americano a despenalizar este modo de a consumir, de acordo com o governador, Andrew Cuomo.
"É um dia histórico em Nova Iorque, um em que se corrigem erros do passado ao colocar fim às duras sentenças de prisão (...), em que se abraça uma indústria que fará crescer a economia do 'Empire State' e um dia que dá prioridade às comunidades marginalizadas", disse Andrew Cuomo depois de assinar o documento aprovado pelas duas câmaras da assembleia legislativa nova-iorquina.
Nova Iorque segue assim os passos de outros 14 estados e de Washington, Distrito de Colúmbia, ao aprovar a legalização do consumo recreativo de marijuana para maiores de 21 anos, depois de horas de debate intenso, na terça-feira.
A regulação poderá gerar 350 milhões de dólares em impostos anuais e criará entre 30 mil e 60 mil postos de trabalho, de acordo com as estimativas feitas pelas organizações que apoiaram este projeto-lei.
