A primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, ordenou hoje o confinamento da maior cidade do país, Auckland, após o aparecimento de quatro casos do novo coronavírus ao fim de 102 dias sem registo de qualquer contágio local.
Corpo do artigo
"Ao fim de 102 dias, temos os primeiros casos de covid-19 registados fora das instalações destinadas ao isolamento ou quarentena... Temos todos trabalhado incrivelmente para impedir este cenário. Também nos preparámos para este cenário", disse a primeira-ministra.
Os quatro casos foram identificados numa mesma casa, mas a origem é desconhecida.
Auckland entra na quarta-feira no Nível 3 das medidas de confinamento, o que significa que a população deverá ficar em casa e os bares e outros negócios terão de fechar portas.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 733 mil mortos e infetou mais de 20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.759 pessoas das 52.825 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.