
Nova Iorque
Lindsay DeDario/REUTERS
As autoridades norte-americanas registaram, desde sábado, pelo menos dez mortes relacionadas com o frio extremo que se faz sentir no Centro-Oeste dos Estados Unidos, segundo o último balanço oficial, com alguns órgãos de comunicação a avançarem com mais duas vítimas mortais.
Segundo as autoridades, a massa de ar gelada que está a causar temperaturas negativas extremas nos EUA, o vórtice polar, também foi responsável por vários choques rodoviários, devido à acumulação de gelo nas estradas, que provocou dezenas de feridos. Em toda a região Centro-Oeste, os hospitais registaram dezenas de pacientes assistidos por sintomas de congelamento.
A vaga de frio continuou esta quinta-feira com registos árticos em várias zonas do país, com Nova Iorque a não escapar à camada de neve. Em alguns lugares do Estado do Illinois, as temperaturas desceram até aos -40 graus, com a cidade de Chicago a chegar até aos - 25 graus durante o dia. O Lago Michigan, no Minnesota, ficou totalmente congelado.
Em algumas cidades dos Estados do Wisconsin, Dakota do Norte, Dakota do Sul e Minnesota, registou-se, na quarta-feira, uma sensação térmica - 54º C.
