Nove americanos foram presos na semana passada na Arábia Saudita por supostas ligações com o terrorismo, revela a edição de hoje de um jornal daquele país.
Corpo do artigo
De acordo com o diário Saudi Gazette, os americanos, dos quais quatro foram detidos na segunda-feira e os outros cinco nos últimos quatro dias, estão entre os 33 suspeitos detidos esta semana no reino.
O total inclui ainda 14 sauditas, três iemenitas, dois sírios, um indonésio, um filipino, um palestiniano, um cidadão dos Emirados Árabes Unidos e outro do Cazaquistão, segundo o jornal.
Permanece por esclarecer se as detenções estão relacionadas com o grupo extremista Estado Islâmico (EI), que tem vindo a cometer diversos atentados na Arábia Saudita desde o ano passado, um dos quais há dois dias.
Na sexta-feira, o ataque teve como alvo uma mesquita xiita, causando quatro mortos e 36 feridos, incluindo três agentes da polícia, segundo o Ministério do Interior, que identificou um dos autores, abatido pelas forças de segurança, como Abderrahman Abdallah al-Tueijeri, um saudita de 22 anos.
O diário Saudi Gazette acrescenta que 532 suspeitos, ligados ao EI e acusados ?e planear ataques no reino saudita, estão a ser atualmente interrogados pela polícia, devendo ser processados.