Dois aviões colidiram este domingo durante um espetáculo aéreo em Dittingen, no norte da Suíça. Um dos pilotos perdeu a vida.
Corpo do artigo
Segundo o site de notícias Tages-Anzeiger, o acidente aconteceu um pouco antes das 11.30 horas (10.30 horas em Portugal Continental).
A polícia do antão de Bâle-Campagne, questionada pela agência de notícias Associated Press, adiantou que um dos pilotos perdeu a vida no acidente.
[twitter:635415936426745856]
O jornal local Basellandschaftlichen Zeitung referiu que os aviões envolvidos no acidente fazem parte de uma formação alemã de três pequenos aparelhos, que acabaram por se tocar no ar.
De acordo com uma testemunha, um dos aviões ia em perseguição ao outro aparelho, sobrevovando-o, quando os dois colidiram e acabaram por se despenhar. Segundo relatos, um dos pilotos conseguiu ejetar-se do aparelho e escapar, accionando o pára-quedas. O segundo não terá tido a mesma sorte.
O terceiro avião não esteve envolvido no incidente e aterrou sem qualquer problema.
Pelo que mostram as primeiras imagens a chegar do local do acidente, pelo menos um dos aviões caiu numa zona residencial. "Vi chamas enormes", diz uma testemunha ao site de notícias "Watson". "A aeronave não colidiu com uma habitação por pura sorte", acrescenta.
Ainda não é possível apurar se haverá mais vítimas a lamentar.
O espetáculo aéreo foi, inicialmente interrompido para que as equipas de socorro pudessem chegar ao local do acidente, mas acabaria por ser mesmo cancelado por decisão dos restantes pilotos. Um minuto de silêncio foi realizado no local assim que os altifalantes confirmaram o acidente.
[twitter:635415690879610880]
Está prevista uma conferência de imprensa das autoridades locais para o início da tarde.
Esta já não é a primeira vez que acontece um acidente durante um espetáculo aéreo em Dittingen. Há dois anos, o vento levou outro aparelho a terminar a atuação inesperadamente, mergulhando num prado. O piloto sobreviveu, sofrendo alguns ferimentos.
Este sábado, sete pessoas morreram noutro espetáculo aéreo quando um aparelho militar que participava num espetáculo no Reino Unido se despenhou numa estrada movimentada. O avião acabou por atingir vários automóveis no impacto com o solo.
*com agência Lusa