Amanhã, quinta-feira, os britânicos assistem ao penúltimo debate televisivo entre os três principais candidatos das eleições gerais, marcadas para o próximo dia 6 de Maio. <br />
Corpo do artigo
O impacto do primeiro debate nas sondagens foi brutal: o candidato do Partido Liberal Democrata, Nick Clegg, passou de despercebido a favorito. Toda a campanha eleitoral passou a ter um novo enfoque.
A generalidade da Imprensa britânica classificou-o como vencedor do confronto que, ressalve-se, foi o primeiro debate televisivo entre os principais partidos da história da política do país.
Clegg disparou nas sondagens, antes lideradas pelos conservadores, e passou a ser o candidato mais popular, segundo diversos estudos de sondagens, para as eleições gerais do Parlamento, dissolvido no início do mês.
Segundo a BBC, a frase mais repetida pelos candidatos no debate inicial foi: “Eu concordo com Nick Clegg”. Marcado por alguma crispação entre Clegg e Brown, o candidato liberal considerou, em declarações ao jornal “Daily Telegraph”, que “o actual primeiro-ministro é um político desesperado”. Por sua vez, Brown defende que as políticas dos liberais devem ser expostas, designadamente as económicas, onde cometem um grande erro”.
Depois deste debate, emitido pela ITV, acerca de política externa, para a semana está reservado o derradeiro encontro televisivo entre os principais candidatos antes das eleições. O partido que ganhar a maioria parlamentar, irá eleger o novo primeiro-ministro.