São Paulo, no Brasil, registou, no domingo passado, 36,5ºC, o dia mais quente do mês de setembro nos últimos 80 anos.
Corpo do artigo
Os 36,5ºC registados no domingo em São Paulo foram também a temperatura mais alta registada até agora em 2023. Outras cidades também bateram o recorde de calor do ano este domingo: no Rio de Janeiro, a máxima chegou a 39,9ºC; em Belo Horizonte, bateu os 37,1ºC; e em Curitiba, atingiu os 33,1ºC.
Segundo a imprensa brasileira, que cita o CGE (Centro de Gestão de Emergências Climáticas) de São Paulo, a massa de ar quente e seco continua na cidade até quarta-feira e o calor só deve diminuir a partir de quinta-feira, com a previsão do regresso das chuvas.
Inverno mais quente de sempre em São Paulo
De acordo com os registos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), citado pelo portal brasileiro "G1", este já pode ser considerado o inverno mais quente da História na capital paulista. A média das temperaturas máximas ficou 2,5°C acima do normal para a estação. O mesmo ocorreu com as mínimas, que tiveram um desvio de 2,2°C.
O inverno deste ano teve 19 dias com temperaturas acima de 30°C, 13 deles em setembro.
A última vez que a cidade teve um inverno tão quente foi em 2012, quando as máximas ficaram 1,9°C acima da normal climatológica.