
Este último sismo foi registado às 19.05 horas locais
Foto: Arquivo
Um novo terramoto de magnitude 4,9 produziu-se esta sexta-feira no leste do Japão, e foi sentido com intensidade na capital Tóquio, horas depois de um mesmo fenómeno de 6,7 ter ocorrido no nordeste do arquipélago asiático.
Este último sismo foi registado às 19.05 horas locais (10.05 horas, em Lisboa), com epicentro em terra, a 50 quilómetros de profundidade, na zona sul da região de Ibaraki, a nordeste da capital japonesa, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla inglesa), que, desta vez, não ativou qualquer aviso de maremoto ("tsunami").
O sismo, que não terá causado vítimas ou perdas materiais de relevo, atingiu o nível quatro, na escala sísmica japonesa de sete níveis, centrada em medir o abalo na superfície e o seu potencial destrutivo, em várias cidades, como Ibaraki, Tochigi, Saitama e Chiba, e o nível dois na área metropolitana de Tóquio.
O Japão está localizado numa das zonas sísmicas mais ativas do Mundo, conhecida por "Anel de Fogo".
Um terramoto de magnitude 6,7 ocorrera hoje, ao largo do norte do Japão, anunciou a JMA), poucos dias após um tremor de magnitude 7,5 na mesma zona, que causou pelo menos 50 feridos.
O Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla inglesa) informou que o referido tremor, que também estimou em magnitude 6,7, ocorreu a 130 quilómetros ao largo de Kuji, no departamento de Iwate, na ilha principal de Honshu.
