Um dos traficantes de droga mais procurados por França foi extraditado de Marrocos, tendo chegado a Marselha, onde vai ser julgado, na quarta-feira. Felix Bingui, conhecido como "O Gato", liderava o perigoso clã Yoda, ligado à morte de 35 pessoas no negócio da droga na cidade, em 2023.
Corpo do artigo
"Uma vitória contra o narcotráfico", descreveu Gérald Darmanin, ministro da Justiça, depois de Bingui chegar a França.
As autoridades anti-droga francesas seguiram o rasto do líder de uma das maiores importantes redes de tráfico de droga no sul do país até Marrocos, onde viria a ser detido. Rabat concordou com a extradição em abril do ano passado e a viagem foi agora consumada.
Bingui está acusado de vários crimes relacionados com o tráfico de droga, de branqueamento de capitais e de tentativa de homicídio em grupo criminoso organizado, descreve o jornal francês "Le Figaro".
O traficante,d e 34 anos, é acusado de liderar o grupo Yoda, que participou numa guerra sangrenta pelo controlo de tráfico de droga em Marselha com um grupo rival, o DZ Mafia. As autoridades conseguiram estabelecer uma ligação entre o grupo e 35 das 49 mortes ligadas ao tráfico que decorreram na cidade em 2023, aponta o "The Guardian".
"Espero que os magistrados responsáveis por este caso abordem o suspeito com serenidade e completa independência", apelou o advogado de "O Gato", Philippe Ohayon, citado pelo francês "Le Parisien".
No ano passado, a polícia acusou mais de dois mil suspeitos por tráfico de droga naquela região, dos quais 833 estão a aguardar julgamento em prisão preventiva. O presidente francês, emmanuel Macron, visitou, em março do ano passado, La Castellane, oden a polícia tinha feito uma operação 24 horas contra a droga, tendo anunciado um reforço policial de quatro mil agentes para uma operaçãoe especial de combate ao tráfico.