O olho do furacão "Patricia", o mais forte alguma vez registado, atingiu a costa do México, no Oceano Pacífico, anunciaram hoje as autoridades mexicanas.
Corpo do artigo
"O olho do furacão já está em terra firma em Emiliano Zapata", no Estado de Jalisco, perto do principal porto de Manzanillo, disse o diretor da Comissão Nacional da Água, Roberto Ramirez.
Segundo o serviço de meteorologia nacional, o centro do furacão, com nove quilómetros de diãmetro, chegou a terra cerca das 18:00 locais (00:00 em Lisboa). O furacão, de categoria 5 na Escala de Saffir/Simpson, é considerado "extremamente perigoso", com ventos de 350 quilómetros por hora (km/h) e rajadas de 380 km/h.
[twitter:657705996240953344]
[twitter:657670095968210944]
O "Patrícia" chegou a registar rajadas de 400 quilómetros/hora, mas a intensidade dos ventos diminuiu ligeiramente.
Contactada pela agência Lusa, a embaixada de Portugal no México esclareceu que a comunidade portuguesa que possa vir a ser afetada pela passagem do furacão já se encontra alertada.
A embaixada referiu também que, até ao momento, não foi informada sobre a presença de turistas em Jalisco, o primeiro Estado mexicano a ser atingido pelo furacão.
A Proteção civil mexicana colocou sob alerta vermelho (perigo máximo) o Estado de Colima, centro e costa de Jalisco e o centro e sul de Nayarit, assim como o centro e sul de Michoacán.
O "Patricia", 16.º furacão da temporada, formou-se na noite de terça-feira nas águas do Pacífico e na quinta-feira converteu-se num furacão, tendo em horas alcançado a máxima categoria da escala Saffir-Simpson.
