
Kremlin
Os mísseis hipersónicos Avangard, considerados "praticamente invencíveis" pelo presidente russo, já estão em funcionamento, anunciou na sexta-feira o Ministério da Defesa russo. O novo míssil supersónico, que, segundo Moscovo, pode voar 27 vezes mais rápido do que o som, tem capacidade para transportar ogivas convencionais e nucleares e visa reforçar a capacidade militar e nuclear da Rússia.
Este sistema de mísseis, situado no sul dos Montes Urais, tem capacidade para ultrapassar qualquer sistema antimíssil existente, inclusive o escudo antimísseis americano instalado na Europa.
O ministro da Defesa, Serguei Choigu, felicitou os militares russos, considerando que a implementação dos mísseis foi "um acontecimento fantástico para o país e para as Forças Armadas".
Em dezembro de 2018, o exército russo anunciou que o primeiro regimento de mísseis Avangard seria instalado na região de Oremburgo, nos Montes Urais. O Avangard gira, segundo Moscovo, a uma velocidade de Mach 20 e pode atingir Mach 27, ou seja, 27 vezes a velocidade do som e mais de 33 mil quilómetros por hora. E, de acordo, com o presidente russo, é capaz de mudar de direção e altitude, tornando-o "praticamente invencível".
