A falha informática global que afeta sistemas Windows, da Microsoft, provocou hoje o caos em empresas de todo o Mundo. Pedro Fernandes, do portal de tecnologia Tugatech, explica o que está na base do problema e admite que, apesar de o erro já ter sido identificado, será demorado até tudo voltar ao normal.
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Inicialmente, atribuiu-se a falha de sistemas informáticas globais a um erro da Microsoft, mas a empresa também foi afetada por este problema que é externo?
O serviços da Azure [serviços de computação em nuvem da Microsoft] e da cloud da Microsoft também foram afetados, porque eles utilizam o software da CrowdStrike. O problema afeta os sistemas Windows, mas partiu da ferramenta Falcon Sensor, da CrowdStrike, e que é utilizada por muitas empresas a nível mundial.
Portanto, aqui o problema em si não é diretamente do Windows. É deste software em si. A própria Microsoft também teve esses problemas, teve registo de falhas na Azure, penso que por agora seja só a Azure, que ficaram em baixo devido a este software. O erro é a partir daí.
Foi uma atualização que correu mal, é isso?
O Falcon Sensor é um software de segurança para sistemas Windows, que é utilizado por empresas. E foi uma atualização que eles lançaram, por volta da meia-noite, julgo, que começou a causar essas falhas nos sistemas que tinham o programa. Lá se chegou à conclusão que foi realmente um driver, foi um ficheiro que foi colocado na pasta de drivers do Windows, que causou esse problema no arranque do sistema operativo.
Como é que o utilizadores notaram esse erro?
Os utilizadores estão a notar quando chegam ao computador para ligar e ele não arranca. Porque a atualização foi feita e agora, como reiniciaram o computador, o sistema subitamente bloqueou porque esta atualização é feita em segundo plano. Não existe ali algo que o utilizador confirme. É algo que é aplicado automaticamente. Como é um software de segurança, aplica-se automaticamente. Alguns utilizadores relatam que realmente o sistema bloqueou, mas a maioria onde irá notar é quando vai ligar o seu computador, para iniciar o trabalho e nota que o computador não arranca.
Como será reverter este problema a uma escala tão grande ?
Presumo que não seja fácil. Já existe a correção para o problema. A própria CrowdStrike já lançou uma atualização que nos sistemas que ainda não reiniciaram, que ainda não verificaram o erro, e isso deve corrigir o problema. Em quem já foi afetado, no entanto, é que já vai ser um pouco mais complicado, porque é necessário aceder ao modo de segurança do Windows e remover um ficheiro que foi colocado na pasta de drivers do sistema.
A própria CrowdSite já lançou uma nota sobre como resolver esse problema, só que é um processo que tem que ser feito manualmente. E se tivermos em conta que o software está instalado em milhares de computadores, é um pouco moroso de aplicar, portanto, é certamente algo que ainda vai demorar algum tempo a ser totalmente corrigido.
Neste momento, o problema é a escala?
Terá que ser máquina a máquina. Arrancar o sistema em modo de segurança e depois ir à pasta de drivers e remover lá um ficheiro que foi colocado. Tem que ser feito um a um.
É interessante que um problema de uma empresa da qual nunca ouvimos falar afete tanta coisa na nossa vida.
Nós estamos sempre dependentes de várias tecnologias. Seja no Windows, seja Linux, seja qualquer sistema operativo. Nós estamos sempre dependentes dessas tecnologias. O que ocorreu aqui foi uma falha de uma empresa que fornece um serviço de segurança. É algo que poderia acontecer com qualquer empresa. Poderia até acontecer com o próprio Windows, como já aconteceu. Obviamente, a maioria não tem conhecimento disso, porque não é algo que utilizam no dia a dia.
Atrás de qualquer sistema existe sempre muito trabalho. É como um baralho de cartas. Nós temos o cliente lá no final, que é a pessoa que vai aceder a um serviço no topo. Basta cair uma carta no fundo para causar problemas.