O presidente norte-americano Barack Obama está a apelar ao Congresso para que chegue a um acordo que evite o "precipício orçamental", dizendo que o país não aguenta uma ferida politicamente autoinfligida na economia.
Corpo do artigo
Obama revelou este sábado que acredita que os líderes do Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) conseguirão chegar a um acordo que consiga evitar a subida dos impostos e os cortes na despesa estatal que estão na calha, caso os republicanos e os democratas não cheguem a um entendimento sobre o orçamento da maior economia do mundo para o próximo ano.
Segundo a informação avançada pela agência de informação financeira Bloomberg, Obama pediu aos políticos de Washington que não se atravessem no caminho do progresso norte-americano.
A falta de um entendimento entre a administração Obama e a maioria republicana do Congresso para o orçamento federal de 2013, que tem que ser alcançado até ao final do ano, significará a aplicação automática em janeiro de um aumento de impostos e de um corte rigoroso da despesa pública nos EUA, que os economistas consideram que pode conduzir o país a uma recessão.