O presidente norte-americano, Barack Obama, manifestou-se, esta quinta-feira, "chocado e entristecido" pelo desastre ferroviário em Santiago de Compostela, que custou a vida a pelo menos 80 pessoas, e ofereceu ajuda a Madrid.
Corpo do artigo
"Eu e a Michelle estamos chocados e entristecidos com o trágico descarrilamento de um comboio em Santiago de Compostela", afirmou Obama num comunicado, apresentando "condolências" e assegurando que Washington está disponível para "oferecer toda a ajuda possível" em Espanha.
O acidente ferroviário de Santiago de Compostela, que causou a morte a, pelo menos 80 pessoas, é o pior do país em quase 70 anos e está a mobilizar a solidariedade de Espanha e do resto do mundo.
O Governo de Espanha anunciou três dias de luto nacional e a Junta da Galiza decretou sete, enquanto o país e o mundo manifestam o seu pesar e aguardam conclusões sobre as causas do desastre.
O acidente ocorreu na quarta-feira às 20,45 horas locais (19,45 horas em Portugal continental) quando o comboio de alta velocidade, que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol com quase 250 passageiros a bordo, descarrilou a três quilómetros de Santiago de Compostela.