O presidente norte-americano, Barack Obama, avisou, esta quarta-feira, as tropas dos Estados Unidos que ainda haverá "desgosto e dor" na guerra do Afeganistão, mas que há já "luz no horizonte".
Corpo do artigo
Num discurso proferido na base aérea de Bagram, a maior unidade militar norte-americana no Afeganistão, Barack Obama disse às tropas dos Estados Unidos que os combates serão ainda duros, e que alguns serão mortos ou feridos, mas, acrescentou: "haverá desgosto e dor e dificuldades pela frente, mas há já uma luz no horizonte por causa dos sacrifícios que vocês fizeram".
O presidente afegão, Hamid Karzai, que se sentou ao lado de Obama no evento em Bagram, 60 quilómetros a norte de Cabul, declarou, pelo seu lado: "Juntos, estamos agora comprometidos a substituir a guerra pela paz".
O presidente norte-americano deslocou-se de surpresa à capital do Afeganistão, para assinar com o Hamid Karzai o compromisso dos Estados Unidos em apoiar o país depois da retirada das tropas norte-americanas.
O acordo foi assinado no palácio presidencial em Cabul, pouco depois de Obama ter aterrado na capital afegã, já depois de cair a noite.
A viagem de Barack Obama acontece quando se assinala o primeiro aniversário da morte de Osama bin Laden, o mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001, que estão na origem da invasão do Afeganistão em 7 de outubro do mesmo ano.