O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a mulher, Michelle, vão assistir a uma cerimónia na África do Sul, na terça-feira, em honra de Nelson Mandela. São várias as personalidades que já confirmaram a presença, como é exemplo o secretário-geral das Nações Unidas.
Corpo do artigo
"O presidente e a mulher vão assistir a uma cerimónia em memória de Mandela, na terça-feira, em Joanesburgo", disse um responsável da Casa Branca, acrescentando que posteriormente serão divulgados mais pormenores.
A morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, foi anunciada na quinta-feira à noite pelo presidente da África do Sul, Jacob Zuma, motivando de imediato reações de pesar a nível mundial.
Também o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai assistir às cerimónias de terça-feira em Joanesburgo.
Ban Ki-moon deverá deixar Paris, este domingo, rumo à África do Sul, regressando, na quarta-feira, a Nova Iorque.
A cerimónia nacional em memória de Nelson Mandela, marcada para terça-feira, vai ter lugar no estádio "Soccer City", no Soweto, com capacidade para 94 mil pessoas, o qual, acolheu, em 2010, a final do Campeonato do Mundo e onde Nelson Mandela fez a sua última grande aparição pública.
Na quarta, quinta e sexta-feira, o cortejo fúnebre vai percorrer as ruas da capital, Pretória.
Entretanto, em Qunu, aldeia de Nelson Mandela, no sul rural da África do Sul, os habitantes preparam solenemente o regresso do seu "filho mais amado", que ali será sepultado a 15 de dezembro.